Menu
Atracções

As 6 melhores praias de Sintra

Nem só de pedaços de História vive a vila de Sintra. É também aqui que encontram algumas das mais belas praias portuguesas, nem sempre prontas para nos receber a banhos, mas envoltas em paisagens idílicas que valem bem a visita. Conheça o nosso "top 6” partindo do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.

Os melhores recantos de areia e mar em Sintra

Do Cabo da Roca podemos avistar a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico a perder de vista. Daqui, por estrada ou por trilhos, chegamos a praias deslumbrantes que, no seu tempo, fizeram as delícias da realeza e que ainda hoje apaixonam os seus visitantes.

Para os mais afoitos, além dos banhos de sol e sal, podem desfrutar de desportos náuticos ou de saltos de parapente das inúmeras falésias.

Começamos por visitar a Praia da Ursa, que fica muito próxima do Cabo da Roca e onde, com alguma preparação física, podemos chegar por trilhos a pé encosta abaixo. Se vem acompanhado de crianças pequenas ou sem o equipamento adequado, não é de todo aconselhado que o faça. Desça de carro e estacione no parque que existe para o efeito. É uma das praias mais bonitas de Portugal, com as suas escarpas talhadas pelo Atlântico.

Na Praia da Adraga encontra um dos melhores apoios de praia da zona. O espaço tem uma decoração simples e informal, mas desengane-se quem acha que vai ser mal servido! Desfrute do peixe e do marisco mais frescos, preparados por quem sabe. À chegada ou à partida, faça a sua caminhada pelo areal, feche os olhos e deixe-se levar pela brisa.

Depois da Adraga, fazemos uma curta paragem pela Praia Grande. É uma das praias mais procuradas em época balnear, quer pela sua facilidade de acesso, quer pelo extenso areal que a compõe. Mas mesmo fora de época há quem a procure para um petisco no Bar do Fundo. Vai querer experimentar?

Por aqui hoje já não se encontram maçãs, mas, em tempos, o rio que ali desagua trazia a fruta madura dos pomares de macieiras por onde passava. É daí que vem o nome da tão conhecida Praia das Maçãs — que além de praia, conta hoje com duas piscinas de água salgada que fazem a delícia de miúdos e graúdos. Igualmente conhecido é o elétrico, escolhido pelos turistas como transporte de eleição para este local.

Continuamos a subir e chegamos ao que já foi uma aldeia de pescadores: a Praia das Azenhas do Mar. O casario em cascata, a baía rochosa com uma piscina marítima, o restaurante com o mesmo nome com peixe e marisco fresco todo o ano, a luz única deste local fazem dele um autêntico postal ilustrado.

E terminamos o nosso "roteiro balnear” com o spot de eleição para quem procura o melhor bronzeado: a Praia do Magoito. Rica em iodo, este é um dos locais privilegiados para manter "aquele” tom de pele que tanto almeja o ano todo. Talvez o banho não passe de sol, já que as águas por aquelas bandas tendem a ser frias, mas o azul do mar e o extenso areal dourado são, por si só, motivo para uma visita em qualquer altura do ano.

Últimos posts